visão de águia

A Visão de Águia em Detalhes

A visão de águia em detalhes é o primeiro da série de artigos Liberando Potenciais. Produzido por Fulvius Guelfi e dirigido por Gerson Sena, co-fundadores da CFG Soluções Corporativas. Como o título da série já indica, existem potenciais da nossa mente que estão latentes e que podem ser despertados. Liberar esses potenciais é o caminho para a conquista da autorrealização de pessoas mais felizes e equilibradas principalmente em ambientes profissionais.

Você identifica dificuldade dos colaboradores em compreende-lo? E isso afeta os seus resultados? Então, esse artigo é para você! Nele você vai descobrir como você pode perceber os detalhes cruciais que vão fazer a diferença nos seus resultados. Além disso, como se comunicar de forma mais clara e específica.

Visão de águia para que?

Uma das especificações que nós observamos ao escolhermos um celular é a quantidade de pixels. Isso porque ela interfere diretamente na qualidade da informação que se vai capturar.  Assim, numa sociedade onde a informação é valiosa é lógico que queiramos ter a melhor qualidade de informação possível, não é mesmo? Quanto maior o número de pixels mais completa é a imagem que se tem como resultado.

Detalhe, o desafio da era

Vivemos em um mundo onde a velocidade e a quantidade de informação é cada vez maior. Como seres humanos somos projetados para lidar com uma certa quantidade de informação. A seleção e supressão de parte dessa informação é natural.

Diferente das câmeras de nossos celulares, um ser humano não entrega a mesma quantidade monstruosa de informações. Então utilizamos, naturalmente, o recurso de: abreviá-las, condensá-las, resumi-las, etc., em pedaços maiores, omitindo detalhes e perdendo muito da precisão necessária para o seu entendimento. 

É provável que você tenha experimentado abreviar pedaços de informação na brincadeira conhecida por “telefone sem fio” onde uma frase é passada de uma pessoa para outra e chega ao final completamente diferente do que começou. Tudo para facilitar a transmissão da informação. 

O impacto da falta de detalhes nos resultados

Uma informação abreviada em geral perde a qualidade. Nem todos os pixels foram capturados pela câmera. Nesse caso a câmera são as pessoas que você lidera. E não é defeito da câmera é a imagem que não está completa. 

Isso é mais sério quando o líder não percebe que vem transmitindo informações abreviadas e acredita que o que ele está transmitindo faz, ou deveria fazer, total sentido. Assim, por mais que se invista energia em transmitir a informação ela nunca irá produzir o efeito desejado, pois faltam pixels. 

Naturalmente líderes têm uma visão mais global, como a visão de águia, dos projetos e necessidades de um negócio. E por vezes comunicar essas demandas e transformar isso em objetivos mais específicos e detalhados torna-se uma das tarefas mais difíceis do seu papel.

Além disso, ao servir como canal de informação, líderes têm o desafio inerente de trazer informações de um nível menos detalhado para o outro mais detalhado, seja para transmitir algum ponto da missão da empresa ou mesmo para transmitir suas próprias ideias para seus liderados. 

Logo, o resultado é frustração, atrasos e prejuízos derivados da falta de informação. A falta de pixels deixa lacunas, que permitem uma interpretação para cada indivíduo, bem diferente, do resultado desejado pelo seu líder quando transmitiu a informação. Como no “telefone sem fio”. Portanto, omitir detalhes durante a comunicação limita você e interfere nos seus resultados.

Nem tudo está perdido, existe solução

Este é o ponto onde você pode estar pensando que tudo está perdido e que não tem solução.
Preciso te dizer que é natural que sinta essas dificuldades. E tudo que precisa para desenvolver seus potenciais está aí, com você. 

Você pode não ter aprendido ainda a lidar com essa situação. Somos seres sociáveis e relacionais e temos capacidade de aprender desde o início até o fim de nossas vidas.

Com base nisso, a série Liberando Potenciais é sobre a capacidade de liberar os potenciais que tornam as pessoas mais satisfeitas e equilibradas em seu ambiente de trabalho. Porque em todos os casos os relacionamentos não são fonte dos problemas e sim a comunicação estabelecida ali é que pode ser otimizada.

Existe um aprendiz em todas as pessoas. E você também pode treinar algumas habilidades que vão te tirar dessa situação, através de um processo simples. Imagina só se tudo isso se resolver a partir de recursos que você já possui, despertando e liberando o seu potencial?

Conseguir perceber o detalhe na visão do todo é como ter uma visão de águia e faz parte desse desenvolvimento. Todos os seres humanos têm potencial para fazer melhor. E você, está pronto para isso?

visão de águiaO que fazer para alcançar a visão de águia em detalhes

Como líder, você naturalmente busca uma visão mais ampla do negócio, mesmo porque isso faz parte da sua função. Além disso, você deve perceber que este tipo de perspectiva é vencedora, afinal funciona bem para você em alguns contextos. No trajeto profissional você aprendeu a dar foco a esse tipo de visão de todo, até o ponto em que você passa a se servir de uma equipe de especialistas para tratar dos detalhes. 

Isso é tão intenso e tão natural que ater-se a detalhes parece perda de tempo, afinal o seu foco está na “solução”. O resultado é que você pratica essa visão ampla a maior parte do tempo. Agora, você evita se relacionar com detalhes porque se aprimorou e se tornou mestre em ter uma visão do todo.

Então, eu tenho que te contar um segredo. Nós seres humanos tendemos, neurologicamente, a repetir padrões de pensamento e de comportamento em várias situações da nossa vida, uma vez que eles se tornaram bem funcionais em algum momento. Esse é um mecanismo que utilizamos para poupar energia. Logo, se a visão do todo funciona pra você, naturalmente também age assim em outras situações.

Ocorre que esse padrão em nada favorece na hora de estabelecer objetivos claros e específicos, por exemplo. Você vai precisar dos detalhes e talvez tenha dificuldade de encontrá-los, porque você é um mestre na visão do todo! Lembra?

Aqui está uma forma de começar na prática.

Estes são 3 passos que vão liberar seus potenciais para que você possa transmitir informações com mais detalhes e seus objetivos possam ser transmitidos de forma mais específica, melhorando os resultados desejados e o entendimento de seus colaboradores.

Passo 1 – Observe o padrão tomando consciência de como as coisas acontecem. 

Você se identifica como uma pessoa que tem um pensamento mais generalista, mais voltado ao todo. Entretanto, perceba que isso não está errado, muito menos é uma disfunção, é somente uma característica adquirida e treinada. Reconheça em você os momentos em que essa característica mais aparece em seus comportamentos e também na forma como você se expressa, em suas palavras. Observe inclusive as sensações e sentimentos que você tem enquanto age dessa forma.

Passo 2 – Aprendendo e construindo novas formas com detalhes.

Pronto, agora que você tem consciência de quando, onde e com quem você age de forma generalizada, experimente trocar as palavras, fazer perguntas abertas e exploratórias, buscar os detalhes, interessar-se por explicações, explorar as conjecturas, etc… Eu sei que no primeiro momento vai ser desafiador. Este é um passo que você vai executar mais de uma vez. Você aqui se encontra em processo de aprendizado e evolução. Esteja pronto para errar, se sentir desconfortável e principalmente aprender muito com essa experiência. Assim, talvez você se torne tão bom nisso como você conseguiu ser com a sua visão do todo.

Passo 3 – Validando a evolução da visão de águia.

Agora que experimentou um novo modo de fazer as coisas, você pode testar os resultados da sua realização. Como se faz isso? Como medir a evolução desses resultados? Bem aqui vai uma dica simples. Valide… pergunte para as pessoas de forma cordial e com real curiosidade se elas entenderam o que você estava tentando expressar. Ouça com atenção a resposta e verifique se as imagens, ou filme que passa na mente das pessoas estão iguais ao que você gostaria de transmitir. Dessa forma, você vai garantir o entendimento da sua mensagem.

Um aprendizado para a vida

Mesmo que você pense que não é capaz de enxergar detalhes, acredite, para ser generalista, antes de tudo, você organizou todos os detalhes em coisas mais gerais. Logo, uma pessoa que é especialista em visão do todo, na verdade vê todos os detalhes de forma geral. Isso está dentro de você em um lugar que você agora já sabe como acessar.

Você vai perceber também em que situação deve ter mais ou menos pixels. E então, com a prática, vai se tornar mestre em aumentar ou diminuir a qualidade na imagem que você quer formar na mente das pessoas.

Liberar potenciais é um presente seu para você.  Aproveite ao máximo.

 

Deixe um comentário

Rolar para cima