Satisfação no trabalho é o segundo da série de artigos Liberando Potenciais. Produzido por Fulvius Guelfi e dirigido por Gerson Sena, co-fundadores da CFG Soluções Corporativas. Como o título da série já indica, existem potenciais da nossa mente que estão latentes e que podem ser despertados. Liberar esses potenciais é o caminho para a conquista da autorrealização de pessoas mais felizes e equilibradas principalmente em ambientes profissionais.
O primeiro artigo “A Visão de Águia em Detalhes” fala dos detalhes que realmente vão fazer a diferença em seus resultados.
Você identifica insatisfação na sua carreira profissional? Pode ser que não tenha conseguido expressar sua criatividade transformando-a em realização. Pode ser ainda que você precise de uma direção para escolher a melhor solução dentre as várias opções possíveis. Veja aqui algumas causas de insatisfação no trabalho. Se afeta os seus resultados, então esse artigo é para você! Nele vai descobrir como você pode perceber a espiral negativa da insatisfação na carreira e como evitá-la.
A satisfação com a vida profissional
Nunca se valorizou tanto a satisfação no trabalho como nos dias atuais. Segundo uma pesquisa do instituto Gallup, 13% da população mundial encontra-se satisfeita com sua vida profissional. No Brasil não é diferente. O ISMA – International Stress Management Association, aponta que cerca de 80% dos trabalhadores brasileiros não estão satisfeitos.
Onde você se encontra na busca pela satisfação no trabalho
Essa insatisfação está ligada a muitos fatores e não é algo simples de resolver com aumento de salários ou benefícios, por exemplo. Isso porque a satisfação de uma pessoa é muito particular e depende de como se percebe os eventos em volta.
Nos deparamos na vida e principalmente no trabalho com situações onde somos muito criativos e as ideias surgem de forma natural, e mesmo com todas as ideias os resultados acabam não acontecendo. Mesmo com as inúmeras alternativas e soluções que você foi capaz de criar, ainda assim, a coisa não foi pra frente. Você sente como se não fosse capaz de formar um processo, organizar as tarefas a serem executadas. E mais, você se sente como se estivesse parado, sem sair do lugar e nada de concreto se realizou.
Em outras situações, dentro de um processo de trabalho você se depara com cenários onde é preciso escolher a melhor alternativa. E se sente inseguro diante das opções que tem. Nesse ponto você fica paralisado. Precisa de um sinal, de uma indicação do caminho a seguir. Então o prazer da realização vira um sentimento de frustração com a indecisão de encontrar a alternativa correta. Novamente, apesar de ter tudo pra fazer acontecer, você se sente como se estivesse parado, sem sair do lugar e novamente nada de concreto se realizou.
É provável que reconheça ao menos uma dessas condições em algum momento da sua vida profissional. Ou na de alguém próximo. Porque a forma como se lida com estas situações desafiadoras refletem diretamente no seu nível de satisfação no ambiente de trabalho
A espiral negativa
Ah! Mas você já aprendeu a resolver essa situação! Não é mesmo? Essa insatisfeito no seu trabalho… Assim, a solução mais lógica é trocar de trabalho em busca de uma empresa que traga a tão desejada satisfação. Lá chegando, o ciclo se repete e algumas pessoas vivem uma vida inteira assim. No entanto, a solução para este problema não vem de fora. Então, por mais que você busque, a sensação é de que nunca vai conseguir encontrar o seu lugar em algum lugar.
Você tem escolha
Para nossa felicidade você não é o único, nem o primeiro e muitos já se debruçaram sobre como sair dessa espiral negativa. E a boa notícia é que existe sim uma solução para este comportamento pouco funcional.
Você pode não ter aprendido ainda a lidar com essa situação. Somos seres sociáveis e relacionais e temos capacidade de aprender desde o início até o fim de nossas vidas.
Com base nisso, a série Liberando Potenciais é sobre a capacidade de liberar os potenciais que tornam as pessoas mais satisfeitas e equilibradas em seu ambiente de trabalho. Em todos os casos os relacionamentos não são fonte dos problemas. A comunicação estabelecida ali é que pode ser otimizada.
Existe um potencial comunicador em todas as pessoas. E você também pode treinar algumas habilidades que podem te tirar dessa situação, através de um processo simples. Imagina só se tudo isso se resolver a partir de você? Despertando e liberando o seu potencial?
Uma das mais fantásticas descobertas da psicologia moderna é saber que mudar a si próprio pode mudar a forma como você é afetado por situações desafiadoras.
Trabalhando a favor de você
Ok, agora você deve estar se perguntando como pode usar a afirmação acima em seu benefício. Você pode estar pensando em como mudar a si mesmo para ser organizado quando necessário ou seguro das suas decisões quando isso é exigido de você.
Então estamos aqui exatamente para te passar 3 passos simples que vão provocar o início da sua transformação.
O segredo da satisfação no trabalho dos criadores
Se você é bom em criar alternativas e tem dificuldade em colocá-las em prática, então siga os seguintes passos.
1- Acolher sua habilidade criativa para criar uma sequência organizada de tarefas. Explore quantas formas diferentes de sequências você pode criar. Aproveite e crie também critérios para determinar quais são as melhores sequências que você pode utilizar, pode ser tempo, facilidade, nível de resultado, economia de esforço e recursos
2- Determinar onde, quando e talvez com quem onde você vai escolher utilizar uma das formas de organização que criou. Você vai abrir mão de todas as outras por um breve momento. Isso vai ser um desafio para você, mas lembre-se que você tem algumas opções e pode escolher uma entre elas.
3- Seguindo critérios que você vai livremente escolher determine a melhor sequência, aquela que você se sente mais confortável, qual a mais rápida, qual a mais econômica de executar, determine a mais difícil, lenta, qual a mais dispendiosa a que você sentiu mais esforço em realizar.
Agora você pode colocar em execução qualquer uma das formas de organização que você tem em um contexto específico e determinado por critérios objetivos, sem prejuízo de adaptar essa sequência desde que os critérios mudem.
O segredo da satisfação no trabalho dos fazedores
Pode ser ainda que você seja bom em executar, porém sente dificuldade quando existem opções, então, siga os seguintes passos.
1- Você se tornou hábil em executar tarefas em sequência e organizadas. Use esta habilidade para executar passo-a-passo um processo bem organizado para tomar uma decisão. Assim, este processo resultará em um critério, sinal ou indicação da decisão que você vai tomar. É importante neste ponto definir critérios objetivos que possam servir de guia, tais como, tempo, facilidade, nível de resultado, economia de esforço e recursos
2- Experimente e valide o seu processo decisório sempre comparando os resultados e adaptando, se de espaço adaptar e aperfeiçoar o processo, inclusive adotando outros critérios. Isso vai ser um desafio para você, então você vai escolher as vezes que você sente maior segurança, assim você vai otimizar cada vez mais seu processo decisório.
3- Seguindo os critérios que você definiu, agora você tem uma indicação clara e objetiva da decisão a ser tomada e pode ter a segurança baseada nos critérios para apoiar a sua decisão.
Então, agora você tem uma sequência organizada de ações que podem embasar a sua decisão promovendo um senso de segurança que você pode ter ao fazer as suas escolhas de forma ativa e criteriosa
Resumindo, o poder da satisfação no trabalho está em você
Estamos chegando ao final dessa aventura. Aqui abordamos que a nossa satisfação no trabalho não está fora de nós, porque mudamos o mundo a partir de nós mesmos. Assim, também percebemos que somos os únicos responsáveis pelo grau de satisfação que alcançamos em nosso trabalho.
Se avaliarmos direitinho, você já é privilegiado por poder avaliar seu grau de satisfação com seu trabalho. Muitas pessoas no mundo sequer tem essa oportunidade. E o que podemos garantir é que esses exercícios vão contribuir para elevar o grau de satisfação e autorrealização em seu trabalho.
De fato, é um presente. Aproveite ao máximo.