Soluções criativas

Pensamento para Soluções Criativas

PENSAMENTO PARA SOLUÇÕES CRIATIVAS

Pensamento para Soluções Criativas  é o nono da série de artigos Armadilhas da Mente. Produzido por Gilberto Chaves, co-fundador da CFG Soluções Corporativas. Como o título da série já indica, existem algumas armadilhas da nossa mente que dificultam habilidades na nossa vida pessoal e principalmente profissional.

Neste artigo, veja um padrão de pensamento que pode estar te atrapalhando a desenvolver soluções criativas e inspirar sua equipe a encontrar as melhores soluções.

A expectativa

Vamos supor que você esteja indo a uma festa, realizar um trabalho, viajar de férias ou até mesmo ter uma conversa com alguém que você nunca tenha visto antes. Você é capaz de formar alguma expectativa prévia a respeito do que está prestes a acontecer.

A previsão do que está por vir

A essa expectativa daremos aqui o nome de pré-enquadramento. Ou seja, somos capazes de criar em nossas mentes, imagens, sons e até mesmo sensações a respeito de algo que ainda não aconteceu. Através de informações prévias, desejos, crenças e criamos uma expectativa.

Imaginamos e criamos mesmo sem saber

Assim, quando criamos expectativas a respeito de algo estamos, na verdade, criando e antecipando quadros em nossas mentes a respeito de tal coisa ou situação. Da mesma forma, para planejar é preciso imaginar, prever, supor, o que vai acontecer. Portanto, quanto mais próximo daquilo que vai acontecer, estiver minha expectativa, melhor será o planejamento. E o oposto também é verdadeiro.

Nossa mente é tão poderosa e criativa que mesmo com muito poucas ou nenhuma informação, do que vai acontecer, somos capazes de criar pré-enquadramentos a respeito do evento.

Sobre seu potencial para soluções criativas

Portanto, mesmo sem informações prévias, somos capazes de criar nossos pré-enquadramentos. E aqui está uma das armadilhas da nossa mente: Que é esperar pelo pior sempre.

Ou seja, esperar por resultados abaixo do potencial real das pessoas ou cenários.

Uma das formas de pensar seria: “Já que posso criar expectativas, então, para que eu não me decepcione, é melhor criar baixas expectativas. Assim, tudo que vier é lucro.“

E por que razão pensar assim? A resposta é que existe uma lógica por trás desse padrão de pensar. A nossa mente tem preferência por informações negativas para que o sistema límbico acione nosso mecanismo de autoproteção, luta e fuga. E assim nos poupar energia com decepção com os baixos resultados que possam ocorrer.

No entanto, essa armadilha da mente impede a pessoa de usar seu potencial para soluções criativas. Além disso, dirige a energia das pessoas para lamúrias e reclamações. E, portanto, pré-estabelece resultados abaixo do que poderiam ser.

Uma solução possível para soluções criativas

Felizmente, existe uma maneira de se prevenir dessa armadilha da nossa mente de esperar pelo pior. Além disso, qualquer um pode aprender  a ajustar a forma de pensar para soluções criativas, com a prática.

solucoes criativasO que fazer, então?

OK, você está pronto para isso? Então, aqui vamos nós.

Vamos fazer isso em dois passos.

Primeiro

Pessoas com a forma de pensar negativa tendem a colocar suas metas abaixo do potencial que têm. Imagina o pior cenário possível. Amplifica com adjetivos como “terrível”. Evita andar de avião porque ele vai cair, não dá opinião porque vai ser humilhado, por exemplo.

Então, se esta relação é verdadeira, que tal imaginar um cenário positivo para ver o que acontece?

Aqui está um segredo do início do século XX adotado pela Neurociência: “Se você foi capaz de imaginar algo, então, é possível realizar“.

O que nos leva para o passo seguinte.

Segundo

Um dos caminhos para a desconstrução da forma de pensar que cria baixas expectativas é perguntar pelos significados dos termos que não são específicos: Como exatamente você sabe que seria “terrível”? Quais são exatamente os elementos que fazem você acreditar que o resultado será esse? Que elementos robustos poderíamos colocar no lugar desses, que nos dariam resultados mais satisfatórios?

Sabemos que é função do líder inspirar pessoas, como já vimos no artigo “link”. Assim, uma das formas de fazer isso é através dos pré-enquadramentos. Portanto, pré-enquadrar criando expectativas razoáveis e realistas. Expectativas que estimulem as pessoas a saírem de sua zona de conforto. E ainda, que conquistem resultados condizentes com seus potenciais. Tudo isso é o que um líder de alta performance faz.

Aqui está outro segredo da Neurociência: “Quem controla os enquadramentos, controla o jogo”.

De que jogo estou falando? Do jogo interno, aquele primeiro jogo a ser vencido por qualquer pessoa, qualquer que seja o desafio enfrentado. Este jogo está diretamente ligado à qualidade das expectativas criadas sobre as coisas, pessoas ou resultados.

Inspirar é criar enquadramentos poderosos em lugar dos catastróficos.

Seu desafio continua

Finalmente, esteja atento para ouvir além do que é dito. Ou seja, os receios e cautelas com expectativas geralmente são acompanhados de boas histórias que, assim, os justificam. Por outro lado, mais importante do que o conteúdo que justifica é o padrão de pensamento que vem sendo utilizado. Então, ele fortalece as soluções criativas?

Construa pré-enquadramentos realmente poderosos e realistas com sua equipe. Realistas porque o excesso de confiança costuma ser um problema maior do que a falta dela. Assim, eles estarão bem equipados e inspirados para realizar as melhores soluções que podem, liberando a criatividade.

Pense nisso, entre em ação e aproveite ao máximo!

 

Deixe um comentário

Rolar para cima